A era dos barbudos chegou. Cada vez mais homens aderem ao estilo lenhador [ou lumbersexual], e a busca por formas eficientes e práticas de cuidar da barba é constante.

Mas esse cuidado não é exclusividade de quem aderiu ao estilo. O homem que tem o barbear em sua rotina também precisa formular rituais de cuidado para manter a saúde da pele, o que acaba exigindo uma atenção extra no dia a dia.

Com barba ou sem barba, uma coisa é certa: a saúde e a eficiência desses cuidados podem contar com toda força de ferramentas e rotinas que auxiliem nesse processo. Ficou interessado? Então se liga nas dicas que listamos a seguir.

BARBEAR

Faça a barba durante ou logo após o banho

01 A água morna auxilia na dilatação dos poros e melhora a lubrificação da pele, promovendo um barbear mais fácil e saudável.

Atenção: é importante fazer a barba com as mãos limpas. Esse é o momento que a pele está sensível e a sujeira aumenta o risco de infecções.

Utilize produtos adequados

02 O momento do barbear exige a utilização de produtos adequados, que diminuem o risco de lesões na pele. O sabonete comum não tem as propriedades adequadas para esse processo, causando irritação, vermelhidão, entre outros efeitos negativos.

03 Cremes ou géis de barbear com propriedades antissépticas são ideais para evitar infecções.

04 Para quem tem a pele mais oleosa, a principal indicação é investir nos géis de barbear. Já quem tem a pele normal ou ressecada pode apostar nos cremes.

O barbear

05 A forma correta de barbear é com a lâmina sempre na direção do crescimento dos fios, quem quer aprender a engrossar a barba é essencial aprender isso. Comece pelas laterais e deixe o queixo e a região do pescoço por último. Esses hábitos diminuem o risco de irritação e problemas como foliculite e de pêlos encravados.

Atenção: não pressione muito a lâmina contra o rosto. Esse hábito aumenta o risco de traumas na pele.

06 Para quem quer manter o estilo, o ideal é definir o desenho da barba antes de começar o processo.

07 É importante também trocar a lâmina frequentemente. Lâminas muito gastas podem lesionar a pele. O ideal é utilizar cada lâmina por, no máximo, 3 vezes. E, a cada uso, é necessário lavá-la e secá-la bem antes de guardar.

08 Ao finalizar o processo, lave o rosto com água fria. Isso favorece o fechamento dos poros.

Produtos pós-barba

09 Utilize produtos como loções pós-barba para finalizar o processo. Eles auxiliam no fechamento dos poros e têm ativos antissépticos, adstringentes e anti-inflamatórios, essenciais para uma cicatrização saudável.

Além de tudo isso, alguns produtos também auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce da pele, além de promover uma sensação mais confortável após o barbear.

MANUTENÇÃO

Limpeza

10 A limpeza é essencial na rotina de quem deseja manter uma barba saudável. Ela acaba acumulando muita sujeira durante o dia, o que pede um cuidado constante para evitar a proliferação de bactérias e de problemas como a caspa.

11 Manter as mãos limpas também fará toda a diferença. A maioria dos homens tem o hábito de acariciar a barba durante o dia, o que acaba transferindo toda sujeira acumulada nas mãos para o rosto. Por isso, fica o recado: lave as mãos sempre que possível. E para uma barba mais limpa e saudável, reserve um tempo para ela na hora do banho.

Cuidados diários

11 Os produtos utilizados também podem auxiliar bastante na manutenção de uma barba saudável.

Pra quem não deseja perder muito tempo com vários produtos, nossa dica é investir em produtos multifuncionais. Na Mahogany, produtos como o Shampoo e Condicionador de Barba, Cabelo e Bigode são formas eficientes de integrar o cuidado da barba com a hora do banho.

Post criado 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo